-
Arquitetos: Paul de Ruiter Architects
- Área: 1200 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lago Grevelingen é atualmente o maior lago de água salgada sem maré na Europa. Desde uma perspectiva ecológica, é necessário que em curto prazo se estabeleça uma entrada para que a água do mar do Norte adentre ao Lago Grevelingen. Pela qualidade da água, é importante que ela flua novamente: as marés baixas e altas devem voltar a libertá-la (controlá-la), o que se traduz diretamente em um renascimento da riqueza da flora e fauna autênticas da área.
‘Zicht op Grevelingen’ (Vistas de Grevelingen) é o programa de desenvolvimento da Reserva Natural e Área de Recreação de Grevelingen. O objetivo é melhorar o atrativo da dinâmica em Grevelingen, tanto por aproximar-se da natureza quanto da economia. Isso ocorrerá através de uma série de acontecimentos da área e vários projetos ao redor do Lago Grevelingen.
Como parte deste programa, um centro de inspiração está sendo desenvolvido na Represa de Brouwers. A Represa de Brouwers separa o mar do Norte e o Lago Grevelingen: a localização proposta para o novo centro de informação encontra-se na parte central no nível do Kabbelaarsbank. O desenho consiste em três volumes: uma torre que se eleva perfeitamente por cima das duas partes baixas do edifício. A tore abre-se fisicamente ao edifício no centro, criando uma produção de luz, ar e espaço no coração do centro da inspiração. O fluxo de água em ambos lados do edifício simboliza a conexão renovada e dinâmica entre o Mar do Norte e Lago Grevelingen. O edifício não somente agrega algo à paisagem, já que a própria natureza é também diretamente tangível no edifício. O que volta a ter lugar em uma importante escala no Lago Grevelingen ocorre aqui em uma escala pequena: a diferença no nível da água entre ambos lados do edifício mostra ao visitante o interior da obra e consequentemente as mudanças da maré.
O novo centro de inspiração simboliza a intervenção humana considerada de forma adequada para a natureza. O edifício, através do seu desenho arquitetônico e da decisão consciente de materiais sustentáveis e renováveis, claramente se posiciona na paisagem ecológica, por isso a torre funcionará como um referencial na área; O desenho do edifício está em consonância com o entorno. As fachadas, feitas com palha e as coberturas verdes com vegetação local garantem que o edifício misture-se com o ambiente. Além disso, o centro de inspiração se esforça para comunicar a notável transformação da área aos visitantes de Grevelingen de uma maneira fascinante. Nos próximos anos, o centro deve converter-se em um lugar onde os turistas possam vir ao longo de todo o ano, e obter uma excelente impressão de Grevelingen, sendo convidados a se estabelecerem no local ou a voltarem várias vezes. O centro de inspiração se tornará um lugar onde a experiência única forma a base para um estadia informativa e educativa na Represa de Brouwers.